Introdução

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Olá a todos.

Quantas vezes você já pensou em comprar um carro mas queria informações sobre ele que REALMENTE fossem coerentes com o seu uso no dia-a-dia? Em situações como essa, seu primeiro passo é digitar o nome do carro no Google entre aspas e dar Enter, certo?

Com isso, irão ser mostradas milhares de informações sobre o carro, desde páginas que levam a revistas até blogs e mais blogs, comentários diversos, fóruns, enfim, uma infinidade de informações que no fundo talvez não levassem a nada e deixaria frustrado o comprador. Veja o meu caso.

No fim do ano passado (antes da redução de IPI) eu estava em dúvida entre uma penca de carros até R$ 50.000 pra comprar, mas tudo o que eu pesquisava de informações retornava em forma de comentários idiotas tipo este sobre o Citroen C3 1.4 Flex:

“Então eu pisei no freio de repente na chuva e não segurou, sorte que os air-bags me salvaram.”

Eu quero saber se os freios são bons, não se o cara sabe ou não frear um carro na chuva. Qualquer carro sem ABS na chuva se ele freiar de repente ele vai parar embaixo de um caminhão se a sorte lhe faltar. Também não estava interessado em coisas do tipo (sobre o Punto 1.8 HLX):

“Consegui botar 220km/h na descida tal…”

ou

“O meu acelera de 0-100 em 9.5 segundos.”

Po, velocidade é legal? Sim. Mas não estou interessado em saber se o carro chega a (irreais, diga-se de passagem) 220km/h em uma descida de quase 90° se o limite máximo que já vi nas estradas brasileiras foi de 120 km/h. Não temos autobahn aqui por não termos carros nem motoristas decentes para isso. Imagine um fulano esgoelando sua Fiat 147 1986 rebaixada na faixa da esquerda de uma estrada dessas? Isso por estar tirando racha com uma Brasília 1978…melhor deixar isso pros alemães.

E quanto a acelerar de 0-100? Posso contar nos dedos as vezes em que vou sair do acostamento de uma auto-estrada e ter que chegar rápido o suficiente ao limite de velocidade para não ser atropelado pelos outros carros. Mesmo assim, a maioria dos motoristas, mesmo em carros que fazem de 0-100 em 6 segundos relutam em ultrapassar os 2000 RPM em situações como essa, como a Mercedes CLS que quase virou pastel sob um caminhão da Aurora um dia desses numa situação semelhante.

Aqui o leitor encontrará informações realmente relevantes, como a agilidade do carro para trocar de faixa, a facilidade pra estacionar ele no shopping, o desempenho dele durante ultrapassagens na estrada e principalmente a vida a bordo.

Porém, como não faço parte de nenhuma publicação sobre carros ou coisa do tipo, todos os carros que já dirigi na vida foi com recursos próprios, então não vou poder atender ao seu pedido de avaliar o novo Tiguan, mas talvez posso alugar um Celta na Hertz e te dizer se satisfará aos seus desejos.

Seja bem-vindo à bordo.

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